Deviant Login Shop  Join deviantART for FREE Take the Tour
×



Details

Submitted on
September 25, 2012
Image Size
335 KB
Resolution
2000×1215
Submitted with
Sta.sh
Link
Thumb
Embed

Stats

Views
7,934
Favourites
454 (who?)
Comments
24
Downloads
82
×
Dragoes by canecodefogo Dragoes by canecodefogo
Titulo: Dragões

Introdução

Após uma pesquisa não pude deixar de associar a história de Tiradentes com a saga do game Assassin’s Creed. O que mais me encanto foi a semelhança na luta contra a tirania e corrupção e nos ideais por liberdade. Decidi por fazer um concept com ação e muita dinâmica, e dramaticidade, focando bastante na iluminação e ambientação do clima Brasileiro e arquitetura. O assassino que atira para romper a forca de Tiradentes, com o barulho do disparo que amedronta a todos, do cavalo que levanta poeira até os pombos que levantam voo no topo da igreja.


Detalhes


Predominam linhas em diagonais, com três pontos de fuga. Na cena tento fazer uma composição em que o olhar passe por todos os lugares, onde um elemento aponta para o outro formando um ciclo, da igreja pro assassino que dirige, para o cara nos degraus que aponta, passando pelas pessoas no plano de fundo, para o cavalo que olha para o Gavião que direciona de novo para o assassino, e no centro de tudo Tiradentes.

O assassino é munido de pistolas e no lugar da espada um facão nas costas, para adentrar a floresta, e é também eficaz no combate corpo a corpo. Mixei o simbolo do assassino com um arranjo barroco, e por se deslocar como a tropa do dragões, a cavalo, ele tem esporas nas botas.
Na ilustração há também o Gavião-Real (Harpia) uma das maiores aves de rapina do mundo, e que temos na fauna Brasileira. Há um símbolo da inconfidência mineira escondido na cena e uma leve menção aos templários não sei se fico evidente.


História - “Registro”

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes filho de um Português com uma Brasileira perde os pais aos onze anos, em seguida sua família perde todos os bens por dividas. Tiradentes trabalhou como minerador e especialisou-se no exercício da profissão de dentista, dai veio o apelido (alcunha ) tiradentes.
Tiradentes trabalhou para o governo reconhecendo terrenos propícios a mineração, Alistou-se na tropa da Capitania, e em 1781 foi nomeado comandante do destacamento dos “Dragões”, especie de soldado que se deslocava por montaria, mas combatia no solo. ( muito parecido com o Assassin’s Creed )
Tiradentes não aguentando mais a exploração dos corruptos com impostos excessivos e a pobreza em que permanecia o povo, após o decreto da “Derrama” Tiradentes se revolta com a corte.
Em 15 de marco de 1789, noite da insurreição, com os lideres da confidência Tiradentes sai as ruas num golpe revolucionário proclamando a republica e independência. Porem Tiradentes e os outros lideres foram presos pela corte e sentenciados a morte, Tiradentes assumiu toda a autoria da inconfidência, inocentando seus companheiros. Condenado a execução por enforcamento no dia 21 de abril de 1792 no Rio de Janeiro numa esquina próximo a Igreja do Santíssimo Sacramento. ( a esquerda na ilustração )

História - “ ficção”
Eis que surge em meio do povo que observava a execução, um sujeito que também luta contra aqueles que privam a liberdade de outros, na tentativa de salvar um martire da história Brasileira. Um sujeito que surge com um traje com características muito parecidas com o uniforme da tropa dos Dragões. Sugerindo uma relação de Tiradentes com a irmandade dos assassinos. Um assassino que enfrenta os templários infiltrados na corte Brasileira. Ele corre e salta para salvar um antigo companheiro e capitão.

Concept Uniforme [link]


Referências:
(A referência mais importante na minha concepção da cena)
Martírio de Tiradentes, óleo sobre tela de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo
[link]

(Referência para o uniforme)
Tiradentes
[link]
[link]

Édouard Detaille 12th Dragoon Regiment on vedette, Oil on canvas
[link]

[link]




Igreja Santissimo Sacramento
[link]

Gavião Real
[link]


Arranjo Barroco
[link]


Bandeira dos Inconfidente
[link]

Tiradentes Filme (1998)
[link]

Livro
A Fortuna dos Inconfidentes – Caminhos e Descaminhos dos Bens de Conjurados Mineiros
Autor: Rodrigues, André Figueiredo
Editora: Globo Editora



Obrigado pelo espaço e Show de bola o concurso.
abraçoss
Add a Comment:
 
:icondanilbr:
Pintura exímia! E o texto da descrição foi um excelente tempero extra! :D :clap:
Reply
:iconhuskertim27:
huskertim27 Jan 7, 2013  Hobbyist General Artist
gorgeous composition
Reply
:iconmarryellen:
Es una pasada! Wow! Maravilloso!
Reply
:iconaedan120:
parabéns,e obrigado por dar nos essa honra de ilustra é conta sobre uns dos grandes homens do nosso País,e de Minas Gerais.
Reply
:icontwiligthvampire89:
Trabalho espectacular
Reply
:iconsnaphance93:
Snaphance93 Oct 30, 2012  Student Digital Artist
I'm loving the angle here--it's an impressive scene, so dynamic, and your colour and detail work is excellent! Wish I understood the description, but alas, I'll just enjoy the painting.
Reply
:iconlucasparolin:
LucasParolin Oct 29, 2012   Digital Artist
graaande Ed
Reply
:icontheladymay:
no hablo portugues pero entiendo un poco de la historia cuando lo leo. me cuesta mucho.

tu arte es geniel!
Reply
:iconreiler12:
Mineiros irão ganhar
Reply
:iconlhenrique7:
Poha! grande artista heim mano!
Ficou classe A!
Reply
Add a Comment: